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Como construir reputação na política

Analisando os processos eleitorais você perceberá que algumas campanhas gastam muito mais do que outras para terem sucesso. Mas por que isso acontece? O que tem a ver com a comunicação política? Na maioria dos casos, os que gastam menos tem um ativo que chega a valer mais do que dinheiro: reputação.

A reputação é o juízo de valor que terceiros fazem, mediante percepções próprias, sobre as mensagens que uma figura pública emite em sua comunicação política. Pode ser um pré-candidato ou um político experiente. Quanto maior a reputação do politico, mais facilidade haverá para aprovar projetos, combater boatos e fake news, mobilizar pessoas em torno de uma causa, conseguir exposição na imprensa e principalmente: quanto maior a reputação menor o esforço e o gasto para conquistar o voto do eleitor e mais chances em campanhas e disputas eleitorais.

O eleitor busca identificação de valores semelhantes aos seus nos representantes políticos. Com a entrada do digital na comunicação política mudamos a maneira de estabelecer relações com os eleitores,  que não querem mais um discurso generalista de massa. Eles querem representantes das suas causas e categorias, que olhem pela sua região e que defendam suas crenças e ideologias políticas. E a comunicação do político precisa transparecer esses valores, precisa comunicar elementos que levem o eleitor a formar o seguinte juízo de valor: “Eu creio que temos os mesmos valores, eu sinto que ele se importa, eu confio em sua capacidade para resolver o meu problema”.  

A importância da mensagem única na comunicação política

Por isso é importante que o candidato tenha uma mensagem única, seja reconhecido como referência em determinada pauta ou bandeira. A Internet é o meio mais rápido para construir reputação. Possibilita, por meio do impulsionamento, a entrega do conteúdo político certo para o público ideal – aliando o que o eleitor quer ouvir com o que o político tem a oferecer – e torna o político encontrável no Google e no YouTube  por meio de suas pautas de atuação quando o cidadão procura por um assunto de interesse.

E não se trata de criar um personagem. A estratégia da comunicação política é buscar o público que tenha as mesmas  afinidades ideológicas que o político e que tenha ligação com o que ele tem de melhor para oferecer com base na sua história de vida. O político precisa entender que ele não necessita dos votos de toda a população, ele precisa escolher os públicos prioritários que tenham relação com a sua história pessoal.  Podemos aprender um pouco mais sobre comunicação politica e narrativa com o filme No. Confira o artigo que escrevi sobre o filme.

Além disso, quem fala sobre tudo e é especialista em todas as áreas acaba não sendo referência em nada. Não dá para construir reputação na saúde e na segurança ao mesmo tempo. É preciso escolher um objetivo e ter foco e constância por um longo período. Um exemplo de construção de reputação bem sucedida é do deputado Freixo, no Rio de Janeiro. Quando se pensa em defesa dos direitos humanos ele é a referência no estado. Não há outro.

E você, como está construindo a sua reputação? As mensagens que a sua comunicação política está enviando ao eleitor condizem com o que você quer que ele pense sobre você ou sobre o seu mandato? Fiz um post no meu Instagram com 7 dicas de como construir reputação na política. Acredito que pode te ajudar!

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