Como usar o marketing digital na construção de reputação política

A reputação é um dos ativos mais importantes para qualquer político.  Ela facilita o convencimento do eleitor, torna as campanhas mais baratas e é fundamental na hora da aprovação de projetos.  A reputação na comunicação política é construída com base em três pilares: direcionamento de conteúdos qualificados, públicos segmentado e uso de diferentes canais de comunicação.

Mas, é preciso levar em consideração que não é possível construir e consolidar reputação em menos de seis meses.  Na maioria das vezes, leva-se anos para que isso aconteça. Por isso é tão importante começar essa construção muito antes do período eleitoral. Os 45 dias da eleição são basicamente para marcar o número de urna na cabeça do eleitor.

Da mesma forma, quem está em mandato precisa aproveitar os quatro anos para comunicar as ações, o legado, e construir a reputação de como quer ser reconhecido quando o mandato acabar.

O segredo da construção de reputação é a presença digital constante

O melhor caminho para construção de reputação, de longo prazo, na Internet é a produção de conteúdo para indexação nos mecanismos de busca. Reputação na Internet tem a ver com presença digital, com ser encontrado facilmente  nos mecanismos de busca (Google e Youtube) em pesquisas que tenham relação com as áreas de atuação.

Por exemplo, se um candidato representa ou pretende representar a categoria dos servidores públicos ele precisa produzir conteúdos indexáveis que sejam do interesse desses servidores. Ele pode fazer matérias para o site pessoal ou vídeos para seu canal no YouTube informando sobre reforma administrativa, reforma da previdência, direitos dos servidores públicos, planos de carreira, dicas sobre serviços, convênios e descontos disponíveis para servidores. Ele precisa se tornar uma referência sobre os assuntos que os servidores públicos tem interesse em saber, para que no momento em que esses profissionais estiverem com dúvidas, seus conteúdos sejam exibidos.

Um outro caminho, é o direcionamento de conteúdos nas redes sociais para eleitores segmentados, por meio do impulsionamento. Conteúdos que tenham relevância para o público prioritário, como uma  informação, serviço e entretenimento.

Nesse ponto, vale uma observação importante: é preciso lembrar que quem está nas redes sociais está buscando entretenimento e informação. Por isso, o conteúdo político precisa ser contado por meio de histórias, narrativas que emocionem, com uso de pessoas reais e não só do político falando sobre a própria vida.  Veja nesse outro artigo sete dicas para construir reputação na política. 

Como trabalhar os conteúdos para construir e consolidar reputação?

O conteúdo indexável é aquele encontrado pelos mecanismos de busca (Google, YouTube e Bing). Para que o político consiga ampliar o seu alcance, furar bolhas geradas nas redes sociais e expandir sua atuação para além das pessoas que o conhecem, é mais do que indicado que ele tenha um site próprio e canal no YouTube.

Quando for produzir esse tipo de conteúdo pense em uma pergunta que esse conteúdo vai responder. Uma pergunta que o eleitor ou cidadão faria no Google. Se o político tem relação com a causa animal, ele pode gravar um vídeo e postar um texto no site explicando,  por exemplo, “Como denunciar maus-tratos?”, “o que fazer com cachorros com medo de fogos?” ou, em caso de campanhas de vacinação, “Onde vacinar meu cachorro?”.

Mais algumas dicas:

  • Invista em produção de conteúdo para indexação, publique com periodicidade e frequência;
  • Use as técnicas de SEO para agradar os buscadores e faça anúncios no Google ADS para dar mais visibilidade aos seus conteúdos;
  • Escreva artigos para veículos de imprensa de relevância. Participe de Podcast, entrevistas e tente um espaço fixo, como uma coluna em um jornal de grande circulação ou um Blog dentro de um grande portal de notícias;
  • Promova lives e eventos com outras pessoas de referência no assunto.
Dicas para melhorar o desempenho do seu conteúdo para as redes sociais

Nas redes sociais, interagir com a audiência, respondendo comentários, pode fazer com que suas publicações obtenham melhor engajamento, ao mesmo tempo em que reforça o relacionamento com seus seguidores.

Vale usar as ferramentas de interação para conhecer melhor o público e saber sobre quais assuntos ele gostaria de receber mais conteúdos. Lembre de fazer impulsionamento segmentado e foque no conteúdo adequado para cada plataforma, tanto no formato (tamanhos) quando na forma (vídeo, foto, áudio, narrativa).

Direcione quem está nas redes sociais para o site e YouTube. E aproveite também as interações para  capturar leads chamando para a lista de transmissão no WhatsApp.

Já para a construção de narrativa e para a chamar a atenção de quem está na rede para se distrair, uma estratégia que costuma funcionar bastante para a apresentação do conteúdo político nas redes sociais é usar a fórmula: problema ou pergunta, abrangência, solução e como, contanto uma história. As pessoas adoram ouvir histórias. Os usuários nas redes sociais estão em busca de entretenimento, se você não apresentar o problema não terá a atenção da audiência nem a memória do feito por muito tempo. Mas não precisa ser algo ruim ou trágico. Veja esse bom exemplo de uma publicação do vereador Luís André, sobre uma visita em um município no Piauí:

Muitos dos nossos jovens sonham em ser jogador de futebol. Quem, quando garoto, também não teve essa vontade, né!? Eu sempre gostei de jogar bola. O futebol é a nossa grande paixão nacional. E, muitas vezes, a bola e um campinho são a única diversão para a juventude que estuda e já trabalha para ajudar no sustento da família. O futebol acaba sendo aquele evento do fim de semana que une os amigos em torno da prática do esporte, fazendo a molecada focar na saúde, no que é bom.

Hoje, em São Francisco do Piauí, conheci o Jonas, de 16 anos, morador do Cercado Velho. Ele estava com um grupo de amigos próximo a um campinho improvisado. Estão de férias e falavam dos times do coração de cada um. Conversa vai, conversa vem, eu perguntei se não tinha uma bola pra gente jogar.  Foi aí que percebi, no olhar meio sem graça do Jonas, que eles estavam sem bola. Meu coração de garoto falou mais alto. Lembrei da minha infância jogando futebol com os amigos e de como aquilo era bom e importante pra gente. Não pensei duas vezes. Doei uma bola e combinei com eles uma pelada para a próxima vez que eu estiver em São Francisco do Piauí. Foi uma satisfação conhecer os garotos e poder ajudar.

Andar pelo Piauí me faz conhecer cada vez mais os problemas da nossa gente.  Vou continuar trabalhando para que todos os nossos jovens possam realizar sonhos e tenham mais oportunidades na vida. Tanto de estudo e trabalho, quanto de diversão.

Viu?! Você leu até o fim. O texto está cheio de valores nas entrelinhas. Ele passa as mensagens que o político em questão precisa para construir sua reputação e gerar empatia junto ao eleitor.

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© 2021 | Fabiana Sampaio

Consultoria e Gestão de Reputação para políticos e instituições de governo

Todos os direitos reservados.

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